Benefícios do Microagulhamento para Cicatrizes de Acne

Benefícios do Microagulhamento para Cicatrizes de Acne

Microagulhamento para Cicatrizes de Acne utilizando a Monodose VitaminC. Relato de um caso de sucesso com passo-a-passo.

A acne é uma condição de pele comum que afeta milhões de pessoas. Em todo o mundo deixa cicatrizes que podem prejudicar a autoestima e a qualidade de vida. Portanto, para muitos que sofrem com cicatrizes de acne, a busca por tratamentos eficazes é uma prioridade. Neste artigo, será explorado o uso da Monodose de vitamina C com a técnica de microagulhamento. Dessa forma, demonstraremos seus benefícios na atenuação das cicatrizes de acne e na melhoria geral da pele.

 

 

O que é acne e quem afeta?

A acne é uma condição dermatológica comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, deixando cicatrizes que podem prejudicar a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes. 

As cicatrizes de acne podem se apresentar em diferentes formas e gravidades, desde pequenas depressões na pele até cicatrizes elevadas. Estima-se que cerca de 95% dos pacientes com acne desenvolvam cicatrizes em algum momento de suas vidas. 

Portanto, encontrar tratamentos eficazes para melhorar a aparência dessas cicatrizes é uma prioridade para muitos.

 

Quais os Tipos de Cicatrizes de Acne:

Antes de discutirmos o tratamento das cicatrizes de acne com microagulhamento, é importante entender os diferentes tipos de cicatrizes que podem se desenvolver. As cicatrizes de acne podem ser classificadas em várias categorias, incluindo:

A acne vulgaris é um distúrbio inflamatório crônico que afeta a unidade pilossebácea. Composta pelo folículo piloso e a glândula sebácea. Além disso, afeta aproximadamente 80% da população adolescente, podendo persistir até a fase adulta tardia. É importante observar que as mulheres são mais afetadas, enquanto os homens podem apresentar casos mais graves. A acne pode ser causada por diversos fatores. Um dos principais é a atividade do Propionibacterium acnes, juntamente com o aumento na produção de sebo. Esse aumento é influenciado por fatores genéticos e hormonais, como o aumento na secreção dos hormônios estrógenos e andrógenos. Em consequência, nos folículos afetados pela acne, ocorre o acúmulo de queratina na camada córnea. Isso favorece o bloqueio do folículo e dificulta a eliminação das secreções. Esse processo é conhecido como hiperqueratinização. É comum classificar a acne em quatro graus, conforme a tabela abaixo:

Tabela: Graus de acne

Grau I

Acne comedogênica

Presença de comedões sem reação inflamatória.

Grau II

Acne papulo-postúlosa

Presença de comedões, pápulas e pústulas com reação inflamatória.

Grau III

Acne Nódulo-cistica

Há comedões, pápulas e pústulas, nódulos e cistos com intensa reação inflamatória.

Grau IV

Acne conglobata

Há comedões, pápulas e pústulas, nódulos, cistos e abscessos com severa reação inflamatória.

As cicatrizes de acne se formam quando ocorrem falhas na reparação do tecido. Portanto, elas podem resultar na perda ou no aumento de colágeno. Chegam até a derme ou hipoderme, dependendo da intensidade, profundidade e duração do processo inflamatório. Para entender melhor essas cicatrizes, podemos classificá-las em diferentes categorias. Quando há um aumento de colágeno na região afetada, as categorizamos como hipertróficas ou queloides. Por outro lado, as mais comuns podem ser subdivididas em três tipos: Icepick (furador de gelo), Rolling (onduladas) e Boxcar (“saca bocado”).

Como o microagulhamento pode ajudar a amenizar as cicatrizes de acne?

O microagulhamento, também conhecido como Indução Percutânea de Colágeno (IPC), é uma técnica que utiliza microagulhas para criar microlesões controladas na pele. Além do mais, apresenta melhora da aparência da pele, no tratamento de várias imperfeições estéticas, incluindo as cicatrizes de acne. Como parte do procedimento, o microagulhamento por sua vez, desencadeia um processo inflamatório. Uma vez que estimula a produção de colágeno em até 400 vezes mais do que o normal, sem causar danos significativos à derme. Da mesma maneira, diferentes tipos de pele podem se beneficiar dessa técnica.

O microagulhamento tem uma das características mais vantajosas: sua capacidade de auxiliar na entrega de ativos transdérmicos, um processo conhecido como “drug delivery”. Isso permite que substâncias ativas sejam absorvidas de maneira mais eficaz. Além disso, elas não passam por processos de biotransformação, sendo entregues diretamente nas camadas da pele que precisam de tratamento. Isso torna o microagulhamento uma técnica promissora para a administração eficaz de tratamentos dermatológicos.

Como utilizar a Monodose Vitamin C como Aliada?

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é um composto hidrossolúvel e termolábil com um papel crucial na saúde da pele. Para atender a essa necessidade, desenvolvemos um ativo especialmente formulado para tratamento de disfunções estéticas, como cicatrizes. A Monodose Vitamin C é esse ativo, que possui Vitamina C em maior concentração, porque é extraída do Romã, desempenha várias funções essenciais.

Além disso, a Monodose Vitamina C inibe a formação de melanina, inibindo a enzima tirosinase e suprimindo a pigmentação. Além disso, atua como antioxidante, bloqueando reações de oxidação induzidas por radicais livres e estimulando a síntese de colágeno, crucial para a firmeza e elasticidade da pele.

monodose de microagulhamento

Estudo de Caso

O paciente de 27 anos, do sexo masculino, fototipo de pele II, branco. Recebeu tratamento para cicatrizes de acne na região da face, com maior intensidade no terço inferior do rosto. Após a avaliação na região, que revelou a presença de cicatrizes em ice-pick, rolling e boxcar. Além disso, apresentava pele desidratada e oleosa. Na discussão sobre o tratamento, foi constatado que o paciente não tinha contraindicações para a técnica.

As fotos foram tiradas para documentação, e os termos de consentimento e anamnese foram preenchidos e assinados. Foi recomendada a realização da técnica de microagulhamento para cicatrizes de acne, com a sugestão de 4 aplicações com intervalos de 30 dias entre cada sessão. A primeira sessão foi conduzida no mesmo dia da avaliação. O microagulhamento foi realizado com o dispositivo Alur Roller Gold® e agulhas de 1,5mm, e a monodose da Alur VitaminC foi utilizada para o drug delivery.

As 4 sessões indicadas foram realizadas, com intervalos de 30 dias entre elas. Foi mantido o mesmo protocolo até o término do tratamento. O paciente foi acompanhado após cada sessão. E todas as orientações pós-microagulhamento foram fornecidas, enfatizando a importância do uso diário de filtro solar.

Após 5 meses, o cliente retornou para a avaliação final e documentação fotográfica. O feedback do cliente foi positivo, com relatos de melhora significativa em sua queixa. As cicatrizes de acne diminuíram consideravelmente, a hidratação da pele foi excelente, a oleosidade diminuiu, e o aspecto geral da pele apresentou melhorias notáveis.

microagulhamento resultado

Conclusão:

A utilização da Monodose VitaminC associada à técnica de microagulhamento promete ser uma abordagem eficaz no tratamento de cicatrizes de acne. Os resultados proporcionam aos pacientes uma melhoria substancial em suas cicatrizes, na hidratação da pele e na qualidade geral. 

Mas para aproveitar essa solução, é recomendável a consulta a um profissional de saúde qualificado. Isso permitirá que você tenha resultados satisfatórios para as suas cicatrizes. 

IMPORTANTE: Não realize essa técnica em casa. Procure um profissional habilitado.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Receba novidades e informações em primeira mão

Receba novidades e informações em primeira mão

logo alur medical
Alur Medical® LTDA

Fale conosco

Copyright © 2022 – alur.com.br. Todos os direitos reservados. Os preços, promoções, condições de pagamento, frete e produtos são válidos exclusivamente para compras realizadas via internet. Fotos meramente ilustrativas. Alur Medical Ltda. CNPJ: 28.716.179/0001-05 – Endereço: Rua Joaquim Pedro Soares, 959, Guarani – Novo Hamburgo – RS

ACESSO AO SISTEMA

Direitos Reservados da Alur: Todos os materiais contidos neste media kit estão protegidos por direitos autorais da Alur Medical®. Qualquer uso não autorizado ou reprodução sem permissão é estritamente proibido. Agradecemos a sua colaboração em respeitar esses direitos e promover os nossos produtos de maneira ética e legal.